2006-05-23

comentário de J. H. Newman ao EVANGELHO de Hoje

«Se Eu não partir, o Paráclito, o Defensor, não virá a vós; mas se Eu partir, enviar-vo-Lo-ei»


Meu Deus, eterno Paráclito, adoro-Te, Luz e Vida. Poderias ter-Te limitado a enviar-me de fora bons pensamentos, para além da graça que os inspira e os realiza; poderias conduzir-me pela vida dessa maneira, limitando-Te a purificar-me, pela Tua acção interior, no momento da minha passagem para o outro mundo.
Na Tua compaixão infinita, porém, entraste na minha alma desde o começo, dela Te apossaste, dela fizeste o Teu templo.
Pela Tua graça, habitas em mim de modo inefável, unindo-me a Ti e a toda a assembleia dos anjos e dos santos. Mais ainda, estás pessoalmente presente em mim, não apenas pela Tua graça, mas pelo Teu próprio ser, como se, mantendo embora a minha personalidade, eu fosse de alguma maneira absorvido em Ti, a partir dessa vida. E, como quiseste mesmo apossar-Te do meu corpo, na sua fraqueza, ele se tornou igualmente templo Teu (1 Cor 6, 19). Verdade espantosa e temível! Ó meu Deus, creio que assim é, sei que assim é!

Poderei pecar, estando Tu tão intimamente comigo?
Poderei esquecer Quem está comigo, Quem está em mim?
Poderei expulsar o hóspede divino por via daquilo que Ele abomina mais do que tudo, da única coisa que pode ofendê-Lo, da única realidade que não é Sua? […]
Meu Deus, possuo uma dupla segurança contra o pecado: a primeira é o temor de semelhante profanação, na Tua presença, de tudo quanto és em mim; a segunda é a confiança de que essa mesma presença me protegerá do mal. […] Nas provas e na tentação, chamarei por Ti. […]
Graças a Ti, nunca Te abandonarei.»
copiado de http://www.evangelhoquotidiano.org/

2 comentários:

  1. Muito obrigada Zé.
    É sempre agradável sentir os salpicos.

    ResponderEliminar
  2. Na Tua compaixão infinita, porém, entraste na minha alma desde o começo, dela Te apossaste, dela fizeste o Teu templo.
    Nas provas e na tentação, chamarei por Ti. […]Aqui vai o mùeu "eco" a este comentário do cardeal Newman.
    Consegue um equilibrio formiadavel entre a relação pessoal e o fundamento teológico da fé.
    Lembro que hoje é também a festa da transladação de S.Domingos.
    Pesso as vossas orações pelos dominicanos da Ordem: frades, leigos e monjas, para que sejam entusiastas e fiéis ao carisma de S. Domingos: o anúncio explicito de Jesus e da sua Boa Nova para a vida.
    frei

    ResponderEliminar