2006-06-09

Nos 43 anos da morte de João XXIII

"Mais do que nunca somos chamados a defender, acima de tudo e em qualquer lugar, os direitos do ser humano e não apenas os direitos de quem pertence à Igreja Católica - não é que o Evangelho tenha mudado, fomos nós que começámos a entendê-lo melhor."
Palavras sábias de João XXIII.
in Público, hoje, artigo de Joaquim Félix António.

1 comentário:

  1. É extraordinário como, 43 anos depois da morte de João XXIII, papa que tanto veio mudar a vida de uma Igreja demasiado conservadora e fechada sobre si própria, tais palavras continuem a ser, com enorme frequência, uma vulgar citação para os católicos (eu incluído, infelizmente). Estamos, normalmente, mais preocupados com a nossa família e, a maioria das vezes, com a nossa família de sangue e nem sequer com a nossa família católica. Por isso todos os que nos dizemos cristãos nos devemos exortar, uns aos outros, a olhar à nossa volta (não é sequer preciso ir a África ou outro qualquer lugar do mundo) e a vermos o mundo como Jesus Cristo o viu: com aqueles que Nele acreditaram e com todo os que mesmo não o conhecendo praticam o bem, como nos disse na parábola do bom samaritano, parábola em que nos exorta a amar o nosso próximo (Lc 10, 29-37). E não esqueçamos as Suas palavras referidas em Mt. 25, 31-46. É por isto que todos devemos olhar para dentro de nós próprios, fazendo um exame de consciência sobre os nossos actos passados e orar, neste tempo do Espírito Santo, para que o Paráclito venha, abra os nossos corações ao Amor de Deus e a um entendimento cristão em toda a nossa vida. A família cristã é a família de todos os seres humanos que foram criados à imagem e semelhança de Deus, como Jesus nos ensinou e a quem temos o dever, como cristãos, de levar o amor de Cristo, com as nossas acções e na nossa oração. Que o Espírito Santo nos ajude e nos ilumine.

    umamigo

    ResponderEliminar