2007-02-11

Depois da vitória do Sim

Como já se esperava, venceram os que defendem o aborto. Desde o início da campanha que a armadilha que foi nos colocada na formulação da pergunta fazia adivinhar o desfecho deste referendo.

De facto, a pergunta tinha duas questões distintas as quais unificou, facto que deu origem a um dilema de resolução impossível: se se era a favor da despenalização da mulher, então tinha que se ser a favor da liberalização do aborto até às 10 semanas; se se era contra a liberalização do aborto, então tinha que se ser contra a despenalização da mulher. Ou seja, não podiamos decidir uma coisa sem que essa decisão arrastasse a outra.

Fomos, assim, questionados neste quadro falacioso, infelizmente legalizado pelos nossos políticos, e pelo Tribunal Constitucional que se revelou, nesta questão, mais um órgão ao serviço da política do que da defesa dos direitos dos constituintes. E tivemos, por isso, de decidir contra a mulher e contra o seu filho. Para defender a mãe tínhamos que aceitar que se podia matar o filho; e para defender o filho, tínhamos que aceitar que a mãe podia ser penalizada.

Triste mundo (e país) em que vivemos!

Que o Senhor que hoje nos ensina a alegria das bem-aventuranças, nos ajude a sermos humildes e percebermos que os seus caminhos são insondáveis.

Que o Senhor tenha misericórdia e ilumine aqueles de quem disse: “Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis!”

E agora que terminou o debate e se assumiram decisões, que nós cristãos saibamos dar as mãos para encontrar as formas de ajudar os que precisam para ajudar a evitar o mal que o aborto representa. No mínimo, juntemos as nossas orações pelas mães que estão grávidas e vivem a angústia dessa decisão, e também pelos filhos que não vão ter o direito de nascer.

Que o nosso Deus nos ilumine e nos permita a humildade de acreditar nas palavras do Pai Nosso: “seja feita a Vossa vontade… e perdoai-nos as nossas ofensas…!”.

6 comentários:

  1. Para além da "solução legal" é importante, de facto, que quem acredita que «a vida é o mais precioso dom de Deus» esteja atento aos que a seu lado «agora choram» para com eles descobrir a FELICIDADE - e com amor ir abrindo caminhos de confiança e esperança.
    domingas

    ResponderEliminar
  2. Amigos da FAVA
    Desde o início deste BLOG, que o percorro com alguma periocidade, lendo alguns textoscom atenção, passando os olhos por outros.
    Nunca fiz nenhum comentário, pois não é do meu feitio pôr em público as minhas opiniões. Insegurança? Talvez...
    Hoje achei que deveria dizer que alguns textos deste blog foram parte importante para a minha tomada de posição no referendo de ontem.
    Obrigada e continuem.
    Pequenina

    ResponderEliminar
  3. Aproveito esta oportunidade para introduzir um comentário que já tinha preparado há dias, com excepção do último parágrafo que foi escrito na noite do referendo.

    Li com muita atenção e isenção de espírito a achega do Hugo. Concordo com as posições de respeito pela vida intra-uterina e com as propostas práticas (algumas coincidentes com as que eu apresentei na minha carta de 6 de Fevereiro).
    Mas:
    - Os argumentos apresentados não me convenceram a votar Não.
    - Compreendo as razões que conduzem à opinião de que devam ser punidos os que auxiliam a prática do aborto. Mas dizer só isto é pouco. É preciso buscar soluções para as mulheres que, por vários motivos, incluindo as muitas formas de manifestação de ignorância (isto também se pode aplicar a quem coage ou colabora), recorrem ao aborto ilegal e se vejam condicionadas a ter de abortar sozinhas, aumentando os riscos para a sua saúde e até para a própria vida.
    - Protesto com o atribuir-me a posição de Pilatos e de comodista na minha possível opção pelo voto em branco. Como discordo de muitos pontos sobre o referendo, eu poderia optar pela abstenção, mas essa é a opção dos indiferentes ou, aí sim, dos que querem “lavar as mãos” e seria certamente a atitude mais cómoda. Também tinha a opção de anular o boletim, mas isso é o que fazem os revolucionários e aqueles que votam no protesto. Só me restava o voto em branco, para mostrar que estava empenhado no assunto, mas opunha-me quer à irresponsabilidade de um Sim à balda, sem o mínimo respeito pela vida ou projecto de vida, autónoma ou não, quer a um Não imobilista e que se mostra incapaz de discernir em face de dois males qual é o menor. A minha hipótese de votar em branco foi considerada com toda a honestidade e empenho em forçar atitudes mais consentâneas com a minha consciência. Estou tranquilo por fazer render o melhor que sei o «talento» de inteligência e busca de uma consciência esclarecida que o Senhor me entregou.

    No dia 1 de Fevereiro, participei num debate sobre o referendo. Confrontei a Drª Ana Maria Braga da Cruz (defensora do Sim) com os riscos de banalização do aborto e mencionei as objecções que já conhecem, dando ênfase para que fosse aplicada imediatamente a obrigatoriedade do acompanhamento/aconselhamento à mulher que quisesse abortar. Respondeu-me que, caso o Sim ganhasse, haveria pressões para que a legislação considerasse esses problemas. As boas intenções não chegaram para me convencer pelo Sim.

    Posso acrescentar, talvez para agrado de quem me está a ler, que, dos comentários aos mails que distribuí (iguais à minha carta do dia 6 ao Regador), os que me chocaram e revoltaram pelo recurso à mentira e pelo ódio destilado, vieram do lado Sim. Admito que as respostas que lhes dei tenham sido pouco cristãs.

    No dia 7 de Fevereiro, foi noticiada a posição do Primeiro Ministro que afirmou que, nos debates sobre a legislação, seriam considerados assuntos pertinentes (o que não me deixou totalmente satisfeito), mas também afirmou claramente que haveria um acompanhamento psiquiátrico e social e um período de reflexão para as mulheres que pedissem o aborto. Então decidi votar Sim.

    Agora, que o referendo já terminou, desejo que todos nós nos empenhemos em dar o contributo que estiver ao alcance de cada um para implementar todos os meios que levem à redução (já que a eliminação é utópica) dos casos em que as grávidas só vejam o aborto como solução, no apoio necessário à mulher e ao pai para as causas e efeitos de qualquer das opções e para o acompanhamento e pressão sobre a alteração de leis que vai haver. Temos vários meios à disposição para esses fins, mas para nós, crentes, há sempre mais um meio para nos empenharmos na solução de todos os problemas – a oração.

    António Alte da Veiga

    ResponderEliminar
  4. Caro António

    Li o seu comentário e compreendo as suas razões. Disse que votar em branco era a posição de Pilatos e não retiro o que disse, embora compreenda que, como frisei no post que iniciou este debate, a decisão era muito difícil.

    O dilema em que fomos colocados e que favorecia claramente a decisão do Sim, não tinha solução fácil para quem acredita na Vida como dom de Deus, inalienável e inquestionável. E eu acredito, e do que lhe conheço sei que o António está deste lado.

    A minha decisão de votar Não, prendeu-se com o facto de que, existindo já uma lei que apenas nunca foi devidamente regulamentada, e que prevê já a possibilidade de o aborto ser legal em condições muito especiais, mais para além do que aquelas que, como cristão e defensor do valor da Vida, posso aceitar, não fazia sentido defender a possibilidade de destruir a vida do feto para permitir responder à mulher de uma forma que em minha opinião é errada.

    Mas, como não sou detentor da verdade, obviamente que não condeno, nem condenarei nunca, os defensores do Sim. Tenho sempre esperança (e não é este o desígnio dos que seguem Cristo?) de que os verdadeiros valores se lhes revelem. Tive provas claras que Deus trabalha em todos os homens e vi muitos que defenderam o Sim no anterior referendo e que sempre se afirmaram, e afirmam, como agnósticos, virem agora defender o Não.

    Quanto às promessas dos políticos, se tivessem sido apresentadas antes de todo o processo se ter iniciado, ainda poderia acreditar nelas, embora não mudassem o meu voto. Assim, não, embora ainda espere que prevaleça alguma razão em quem vai ter o poder de decidir.

    Por isso, insisto na mensagem que atrás deixei: juntemos as nossas orações e peçamos a Jesus que interceda por nós junto do Pai para que Ele ilumine os homens e nos permita caminhar em direcção ao Reino que para nós construiu.

    Hugo Meireles

    ResponderEliminar
  5. O problema, para mim, não é tanto se o aborto é liberalizado ou legalizado, clandestino ou oficial. O problema é o aborto em si mesmo, com as consequências que acarreta, para o filho e para a mãe. E é pela redução do aborto que nos devemos continuar semprte a bater, juntando a esta luta todos os que tendo votado SIM também são contra o aborto. Porque muitos dos que votaram SIM não são a favor do aborto, mas contra o aborto clandestino.
    E nesta luta pela redução do aborto, agora legalizado, a regulamentação da lei vai ser decisiva. Pois uma boa regulamentação, com a criação de efectivo apoio à mulher grávida pode ser um bom contributo para a redução do aborto.
    Não sei é se há vontade política e dinheiro para tal.
    Mas, é importante que todos os que são contra o aborto em si (quer do SIM, quer do NÃO) lutem por isso.
    A redução do aborto é o essencial. A punição (ou criminalização) era apenas um meio para dissuadir o aborto. Agora é necessário exigir outros meios e lutar para que funcionem.

    ResponderEliminar
  6. Não podia estar mais de acordo com o Paulo. De facto o problema centra-se no aborto e é esse o mal que temos de combater. Por isso, há que fazer tudo para impedir que ele aconteça e daí, a união de todos os que acreditam que é este o caminho é, mais do que nunca, necessária.

    Foram nesse sentido as últimas palavras do meu último comentário.

    Vamos então dar todos as mãos e unir esforços nesse sentido? Por mim, vamos a isso.

    ResponderEliminar