2007-05-24

Domingos de Gusmão



Os dominicanos festejam hoje a trasladação do corpo de São Domingos para o túmulo no convento de Bolonha, onde se encontra presentemente.
Extracto do relato deste acontecimento de 1233, contado pelo beato Jordão de Saxónia, contemporâneo de São Domingos:


«Logo que se levantou a laje começou a exalar-se através do pequeno orifício da parte superior um maravilhoso perfume, cuja fragrância deixou a todos os presentes pasmados, pois não sabiam a sua origem.
(...)
O corpo foi trasladado para um sepulcro de mármore, para ali ficar sepultado com os próprios aromas. Do santo corpo saía um cheiro maravilhoso que manifestava a todos, com toda a evidência ser santo odor de Cristo (2 Cor. 2, 15). Celebrou a missa solene o arcebispo e, sendo o terceiro dia de Pentecostes, o coro entoou o intróito 'Recebei o gozo da vossa glória, dando graças a Deus, que vos chamou aos reinos celestes'. Vozes que os irmãos escutaram no meio de grande regozijo como vindas do céu. Soam as trombetas e a gente acende uma inumerável quantidade de velas, celebram-se lindas procissões c em toda a parte se bendiz o nome de Cristo. Tudo isto se passou na cidade de Bolonha no dia 24 de Maio de 1233, indicação VI, ocupando a Sede Romana o Papa Gregório IX e governando o império Frederico II.»

Sem comentários:

Enviar um comentário