2007-05-23

Mobilização

Recentemente houve uma conferência na Fundação Gulbenkian sobre um conceito que tem alcançado muito sucesso no Reino Unido: as "comunidades de aprendizagem" (learning communities). A iniciativa foi do Fórum de Educação para a Cidadania ( http://www.cidadania-educacao.pt/Somos.htm ).
Partindo do princípio de que aprender transforma as nossas oportunidades a ONG ContinYou trabalha em vários domínios (e.g. envolvimento dos pais na aprendizagem dos filhos; prolongamento do período de funcionamento das escolas...) e com várias organizações em ordem a ligar a aprendizagem ao longo da vida à saúde e à regeneração das comunidades.
Vale a pena conhecer esta mobilização por uma dimensão em que a nossa sociedade tem falhado, e a que tem faltado isso mesmo: mobilização (ver http://www.continyou.org.uk/).

1 comentário:

  1. Bem vindo ao Regador, Armando!
    Com os pequenos ou grandes contributos de cada um, pretendemos apenas criar um espaço (uma rede, na rede) de partilha e entreajuda. Que estimule a nossa reflexão e oração, a partir do mundo em que "nos movemos e existimos".
    A mobilização para a cidadania é um desafio mesmo importante e fiquei interessado em saber mais sobre as "comunidades de aprendizagem".

    ResponderEliminar