2007-09-21

VIVA o EVANGELHO de DOMINGO, 23 de Setembro

Lc. 16,1-13.
Disse Jesus aos discípulos:
«Havia um homem rico, que tinha um administrador; e este foi acusado perante ele de lhe dissipar os bens.
Mandou-o chamar e disse-lhe: Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar.'
O administrador disse, então, para consigo: Que farei, pois o meu senhor vai tirar-me a administração? Cavar não posso; de mendigar tenho vergonha.
Já sei o que hei de fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando for despedido da minha administração.'
E, chamando cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: 'Quanto deves ao meu senhor?'
Ele respondeu: 'Cem talhas de azeite.'
Retorquiu-lhe: 'Toma o teu recibo, senta-te depressa e escreve cinquenta.'
Perguntou, depois, ao outro: 'E tu quanto deves?'
Este respondeu: 'Cem medidas de trigo.'
Retorquiu-lhe também: 'Toma o teu recibo e escreve oitenta.'
O senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. É que os filhos deste mundo são mais sagazes que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes.»
«E Eu digo-vos: Arranjai amigos com o vil dinheiro, para que, quando este faltar, eles vos recebam nas moradas eternas.
Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é infiel no pouco também é infiel no muito.
Se, pois, não fostes fiéis no que toca ao vil dinheiro, quem vos há-de confiar o verdadeiro bem?
E, se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?
Nenhum servo pode servir a dois senhores; ou há-de aborrecer a um e amar o outro, ou dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.»

4 comentários:

  1. É curioso que quase nenhum cristão considera que na vida prática serve a dois senhores. São os outros que são materialistas...e são os outros que põem os €€€ à frente de quase tudo.
    De facto os €€€ têm um lugar muito grande nas nossas preocupações:seja para os arranjar por vezes, seja para os conservar a bom recato noutras.
    Bem gostaria que outros leitores deste blog partilahssem sobre esta questão.
    Aqui fica o pedido!
    frei Eugénio

    ResponderEliminar
  2. No sábado à noite ainda tentei deixar aqui um comentário que não sei porquê (azelhice minha de certeza...) acabou por não ser publicado.
    Não tenho dúvidas hoje em dia da seriedade com que levo a questão embaraçosa (vexata quaestio dos €€€. Se fosse mais novo responderia com mais à vontade. Hoje como tenho família e compromissos com o banco, sei que o dinheiro faz correr muita coisa.
    Eu até punha a questão de outra forma: e se Jesus fala em servir a dois senhores, e, no entanto, a maior parte das vezes nós estivermos a servir apenas a um (i.e. o vil dinheiro)? Sim porque servir a dois senhores supõe que ainda distribuímos a atenção em partes iguais.
    Penso que Jesus quer dizer que a importância que damos ao dinheiro deve ser o ponto de partida concreto para medir as nossas relações com Ele.

    ResponderEliminar
  3. Ah! é verdade! eu não esqueci o aniversário da Domingas no passado Domingo.

    ResponderEliminar
  4. Que bom é saber que os amigos se lembram de nós. E que nos lembram quando rezam. Muito obrigada!

    ResponderEliminar