2007-10-21

Como se faz um bispo?

Vale a pena ouvir esta reportagem transmitida hoje pela TSF, da autoria de Manuel Vilas Boas, sobre a escolha dos bispos.

Contém testemunhos pessoais, refere a evolução histórica do método de selecção e conta com comentários críticos de frei Bento e Teresa Toldy.

A daterminada altura é referido que o método de eleição dos bispos não está de acordo com as orientações do Vaticano II. A ser verdade, é toda a Igreja que não está de acordo com o Concílio, pois esta é uma questão central. Ou não é?

1 comentário:

  1. 1 comentarioCerrar esta ventana Ir al formulario de comentarios
    Zé Maria Brito,sj dijo...
    Caro Paulo
    Embora ainda não tenha tido a possibilidade de ouvir a reportagem, esta tua entrada fez-me pensar.Como estou exactamente a estudar o CV II, aproveite o fim de uma aula para conversar muito brevemente sobre este tema com o Professor.
    Dessa conversa fiquei com algumas ideias que deixo aqui:
    1-Não há no CV II nenhuma referência explícita a modo como deve ser eleitos os Bispos.
    2- No entanto, tudo o que no CV II se refere a Elcesiologia de comunhão, nomeadamente a colegialidade episcopal juntamente com a valorização da igualdade do Povo de Deus pela condição do baptismo, podería, claramente, inspirar um outro modo de fazer as coisas.
    3 - O Código Canónico permite formas distintas de fazer a eleição. Por exemplo, na Suiça essa eleição é feita pelo Cabido da Sé e depois retificada por Roma.
    (provavelmente algumas destas coisas foram referidas na reportagem)

    Depois disto surgiu-me outra questão. A presença de João Paulo II nos media foi particularmente significativa. O seu carisma, as suas visitas pastorais, o seu testemunho beneficiaram bastante da Globalização da comunicação.
    Este facto teve inegáveis benefícios:
    - animar comunidades na Fé (nomefdamente os jovens)
    - ser um testemunho de alguém que afirma o sentido da vida para lá do sofrimento
    - empenho pela paz
    - etc
    Mas, podemos perguntar até que ponto a sua «omnipresença» nos Media pode ter diminuído o papel e autoridade da Igreja Local e afrouxado a importancia da colegialidade episcopal na orientação da Igreja?
    Estou longe de ter uma resposta acabada a esta questão...
    um abraço

    ResponderEliminar