2007-11-12

Inês na República Dominicana: oportunidade de oração e solidariedade

Como sabem a Inês está a passar uns meses em Santo Domingo, na República Dominicana, junto de comunidades pobres em que as Irmãs Dominicanas do Rosário vivem e trabalham.
Mal lá chegou a região foi assolada pela tempestade tropical Noel que matou mais de 80 pessoas e deixou milhares sem casa.
Assim, a Inês tem sido uma testemunha directa de uma situação dramática em que se juntam epidemias, falta de medicamentos, casas destruídas (muitas são de madeira e chapa), ausência de condições mínimas de uma vida digna, para um povo já tão carecido. A tudo isto se junta
a falta de meios com que se debatem, pois a ajuda internacional com frequência não chega a quem mais precisa.
Todos nós que a conhecemos bem podemos imaginar a generosidade e entrega com que a Inês está a viver a situação dos mais pobres entre os pobres e sobretudo das crianças com quem tem trabalhado.
Estas semanas de vida da Inês em santo Domingo podem também ser para nós uma oportunidade para despertar em gestos de solidariedade e compromisso com aqueles que mais sofrem.
Desde logo, tendo presentes na oração as situações concretas que a Inês nos vai trazendo e aquilo que os meios de informação nos permitem saber.
Mas também pelo apoio material que possamos dar. Que não vai resolver o drama todo causado pela tempestade, mas pode ser de imensa utilidade para aquelas pessoas concretas a quem chegar.
Quem quiser e puder contribuir pode envair-nos um e-mail (regador.fava@gmail.com) solicitando o NIB.

2 comentários:

  1. A simplicidade corajosa com que a Inês está a viver no meio das pessoas que quase tudo perderam com a tempestade Noël pode ser estimulante para nó, se abrirmos o nosso coração e a nossa maneira de veros outros.
    Que a nossa oração e o nosso apoio ajudem a nossa conversão.
    frei Eugénio

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que há quem se invista em ajuda humanitária. Para quem tem
    responsabilidades familiares e não o pode fazer in loco, como é o meu caso,
    tentemos pelo menos fazê-lo com uma pequena contribuição monetária.
    Obrigada por nos manter ao corrente.
    Conceição

    ResponderEliminar