2008-04-16

Dorothy Day: outra América

Educada como protestante e bem cedo influenciada por anarquistas, Dorothy Day (New York, 1897 - NY 1980) converteu-se em 1927 ao Catolicismo, aquando do nascimento da sua filha. É uma figura cuja marginalidade não lhe retira importância no panorama católico americano. Fundou com Peter Maurin o "Catholic Worker Movement" que se baseava em casas de hospitalidade como meios para a prática de obras de misericórdia. Para Dorothy Day, desde cedo (como se pode ver pelo livro auto-biográfico The long loneliness) essa paixão foi decisiva.
O mínimo que se pode dizer é que Dorothy esteve muito à frente do seu tempo. No início dos anos 30 foi dos raros católicos a protestarem contra o regime nazi (mais tarde, de resto, foi uma das fundadores do Comité Católico para a luta contra o Anti-Semitismo); recusou tomar partido na luta da guerra civil espanhola (com o que o jornal do movimento The Catholic Worker, diz-se, perdeu dois terços dos seus leitores) ...
Os seus diários vão ser publicados este mês por R. Ellsberg (que a conheceu no Movimento; vale a pena ler esta sua entrevista a propósito do seu livro The Saints guide to Happiness).

Sem comentários:

Enviar um comentário