2008-05-31

A vida questiona o Evangelho

Domingo, 1 de Junho 2008
Mt. 7,21-27.
«Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu.
Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?’
E, então, dir-lhes-ei:
'Nunca vos conheci;
afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’»

«Todo aquele que escuta estas minhas palavras
e as
põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.»

1 comentário:

  1. Lendo este texto depois da pergunta do Armando, fico a pensar naquele ditado popular que diz que "não é o hábito que faz o monge". E esta conclusão deve ter sido resultado de muitos casos como os que ele apresenta: as aparências iludem.
    De facto, parece-me que o vestir deve apenas ser mais uma das acções do dia a dia em que temos oportunidade de "fazer a vontade de Deus Pai".
    Aliás, hoje Jesus não nos fala das casas, não as compara pela sua linguagem, pelo que aparentam. Fala da importância da maneira como "pousam". Isso é vital: a que não tem apoio firme, não se aguenta de pé. Qual é o meu apoio?

    ResponderEliminar