2008-09-26

Cristãos na Índia: a ferro e fogo


Já tínhamos escrito aqui que o ecumenismo da moderna Índia não era entusiasmante. Mas agora a ver pelas notícias do Asia News as coisa estão assustadores. Até ao Verão passado o país mais perigoso para os cristãos era o Iraque agora é a vez da Índia.
A região crítica é Orissa onde morreram 50 pessoas (maioria cristãos) depois de um líder Hindu ter sido morto no passado dia 23 de Agosto. Alguns milhares de Cristãos fugiram das suas aldeias e encontram-se agora em campos de refugiados. Ataques organizados, igrejas incendiadas. Panfletos distribuídos aos milhares no estado de Karnataka em que os cristãos são ameaçados de expulsão do território indiano ou de conversão à religião mãe que é o hinduísmo sob pena de serem mortos por "bons indianos que assim mostrarão a sua bravura e o seu amor à pátria". Acusações às irmãs de Caridade (fundadas pela Madre Teresa de Calcutá) de sequestro e conversão forçada de crianças...
Esperemos que a União Europeia trate do assunto na cimeira de Domingo.

1 comentário:

  1. Ser cristão pode ser muito perigoso. Ainda hoje. Podemos rezar pelos que arriscam a vida por serem cristãos e, vendo como acreditam, crescer na fé.

    ResponderEliminar