2009-01-23

UMA LIÇÃO DE DEMOCRACIA

Na sequência do comentário do Bruno, permitam-me que diga que o complementário tem pouco espírito democrático.

Explico o que digo: no sistema democrático que temos, a sua força não está tanto no sistema representativo, por via de eleições, mas na LIBERDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS A TODOS OS NÍVEIS.

Sendo assim, aqui vai uma pequena história vivida por mim em finais de 1974.

Tinha havido o 25 de Abril e o liceu Garcia de Orta, no Porto, estava em polvorosa politica e ideológica. Uma professora muito revolucionária, fazia uma zelosa campanha nas aulas pela libertação sexual dos alunos e alunas, sugerindo que começassem a fazê-lo já ali na escola. As sugestões prática eram mesmo descabeladas. Claro que um numeroso grupo de pais indignados dirigiram-se ao Dr. Sá Carneiro, já então em destaque político, e que tinha uns filhos nesse liceu, para intervir junto da direcção do liceu.

E o Dr. Sá Carneiro disse-lhes mais ou menos isto: "Agora estamos em democracia! A cunha não é o método apropriado! Juntem-se e tratem do assunto junto da direcção ou de quem toma decisões. Eu sou apenas um pai entre outros." Nunca mais me esqueci desta lição de participação democrática.

Lamentar as falhas e trapalhices dos eleitos alivia a tensão nervosa, enquanto desenvolve o cepticismo na democracia.

Meu caro Bruno e outros democratas que leiam este comentário: juntemo-nos, pois a união faz a força e tratemos de conversar, pensar e actuar,pelos meios possíveis, para fazer mudar o que entendemos ser importante. E há uma coisa que conseguimos certamente: MUDARMO-NOS A NÓS MESMOS! E isso não é já muito bom?

E claro, com alguma persistência, alguma coisa que se consegue mudar a nível pessoal, profissional, regional, nacional e para os cristão... até a nível eclesial.

Bem haja quem faz este blogue e quem nele participa. É um bom pequeno exemplo do que digo.

Sem comentários:

Enviar um comentário