2009-02-09

Judeus e Muçulmanos: ambos querem Estados religiosos

Muitos Judeus (tal como muitos Muçulmanos) não aceitam a ideia da separação do Estado e da Religião. Ideia que na Europa ocidental tem prevalecido desde a Revolução Francesa, embora com algumas execpções. Certo é que a maioria dos países europeus (e americanos) aceita, por exemplo, o casamento civil. Pois Israel não.

Na última crónica de Alexandra Lucas Coelho (cada vez mais a não perder) isso é muito claro quando um casal judeu entrevistado declara não querer votar em Lieberman (do partido da extrema direita de Israel), pois ele é um laico!

«Vão votar num partido religioso sionista. Quase iam votar nele, aprovam as propostas de mão nos árabes, mais poder para a polícia, menos poder para o Supremo Tribunal, mas Lieberman quer introduzir o casamento civil em Israel e isso, não. Em Israel só existe casamento religioso, o que significa que um judeu necessariamente só casa com uma judia.»

«"O casamento civil é a assimilação", explica Orli. "E se começarmos assim vamos ser comidos pelos muçulmanos. Já não teríamos razão de ter um país, podíamos partir para a Austrália."»

1 comentário:

  1. De facto, é preciso não cair nos antagonismos do pronto-a-pensar que nos vendem na comunicação social.
    A crónica de de A. Lucas Coelho fala de uma realidade de Israel de que ignoramos tudo; ou que descontamos na totalidade sem nos importarmos se nos identificamos ou não com os princípios que defendem, contanto que sirvam de tampão contra o fundamentalismo árabe...
    Armando

    ResponderEliminar