2009-02-18

A propósito de um debate

"...este debate demonstrou que já tarda o tempo de reciclar as razões e aprender a alinhar logicamente os argumentos por parte de uma certa direita que pega sempre nos temas de forma errada mesmo quando está na posição certa" in Blasfémias.

O debate pode ser visto aqui e aqui

Como faz falta hoje o treino das
Quaestiones disputatae, na tradição de Domingos de Gusmão e Tomás de Aquino!

Os "porta-vozes" das posições da Igreja foram completamente cilindrados.

E o cardeal Saraiva Martins veio agora ajudar à festa!

Como dizia o outro, "porque não te calas?"


1 comentário:

  1. Ao Paulo que assina este post. Parabéns pela regadela oportuna e sábia. Concordo que o que falta ao dito senhor de chapéu vermelho que falou no casino da Figueira é " o treino das Quaestiones disputatae, na tradição de Domingos de Gusmão e Tomás de Aquino!" Espero que haja quem se treine nessa árdua disciplina intelectual das disputas à procura de razões "razoáveis".
    Haverá algum leitor deste blogue que queira apresentar os principais argumentos "pró" do dito debate? Seria o primeiro passo -o "sed contra"- para entrarmos na cultura das "questões disputadas". A partir delas poderíamos ver como argumentar contra... para quem esteja contra, claro!
    Noutros tempos havia quem cantasse "a cantiga é uma arma contra ... a burguesia" e agora poderíamos dizer "a disputa é uma arma contra...o dogmatismo"
    M.V.

    ResponderEliminar