2009-03-04

Como mudar o mundo?

A esperança num mundo melhor exige acreditar que é possível mudar o mundo.

Este livro de David Bornstein contém uma série de relatos simples que mostram como por vezes pequenas iniciativas locais podem mudar a vida das pessoas, levando-as a acreditar num mundo melhor.

"O empreendedorismo social não é existirem algumas pessoas extraordinárias que solucionam problemas para o resto da sociedade. Ao seu nível mais profundo, trata-se de reconhecer a capacidade interior de cada pessoa para transformar o mundo".

O livro é sobre pessoas que "não suportam ficar paradas a ver outros sofrer, pessoas que não suportam ver outros perder oportunidades que deviam ter. Trata-se de histórias de pessoas que quebraram as amarras, que levam outras consigo. São promotores da mudança."

Vale a pena também ler esta entrevista com David Bornstein.

Exemplos concretos? Aqui ficam estes:

1. O KIVA é um excelente exemplo de como as novas tecnologias de comunicação podem estar ao serviço da solidariedade social. E como emprestando apenas $25 podemos ajudar projectos que podem retirar pessoas concretas da pobreza em que vivem.


2. Outro exemplo: o Comité para Democratização da Informática (CDI) criado por Rodrigo Baggio, no Rio de Janeiro.
O projecto, que conta hoje com mais de 800 centros, visa dar resposta ao desafio de reduzir o fosso digital da sociedade brasileira, permitindo às crianças das favelas ligar-se à Internet e assim melhorar a sua sorte devido às competências adquiridas no uso das novas tecnologias.




3. E vejam este: "You Never Drink Alone" é o lema desta iniciativa para a qual todos podemos contribuir bebendo desta água!


Com o preço de € 0,59, a embalagem de Earth Water «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR». É «A água que vale água».


Vamos tentar?
[Actualizado às 18h30, dia 06.02]

1 comentário:

  1. Os exemplos são de facto tentadores e entusiasmantes. Faz falta nós descobrirmos e retribuirmos os nossos empreendedores no nosso bairro...

    ResponderEliminar