2009-04-29

A não perder


Esta edição do Câmara Clara (RTP2, Domingo, 26) sobre Nuno Álvares Pereira é contributo notável para conhecer melhor a nossa história. De forma objectiva e documentada.
Com o historiador militar João Gouveia Monteiro (Univ. Coimbra) e o bispo auxiliar de Lisboa Carlos Azevedo.

3 comentários:

  1. C.omecei a ver a entrevista e… fui até ao fim. Um Santo não precisa de água benta, como tu dizes, para o ser!

    ResponderEliminar
  2. O Santo Condestável nunca foi um anónimo.

    António Alte da Veiga

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/5/09 12:44

    "O Estado ficou completamente indiferente à canonização de Nuno Álvares Pereira. É um assunto da Igreja, não é um assunto do Estado - disse-se, para justificar a demissão e a distância das entidades públicas.
    Não pude deixar de reconhecer a razoabilidade do argumento, tanto mais que a figura do Condestável não me comove por aí além (o meu herói daqueles tempos é um pouco mais tardio: o infante D. Pedro, morto na batalha de Alfarrobeira) e tenho as máximas dúvidas quanto às altruísticas e despojadas qualidades que fundamentaram a sua elevação à glória dos altares. Hoje, porém, António Marujo oferece-me, no "Público", um contra-argumento esmagador: o futebol também não é assunto de Estado e não há taçazeca de merda em que o Presidente da República, o Parlamento, o Governo, a Junta de Freguesia mais rasca não se façam representar ao mais alto nível, porque - proclamam sempre, solenes - está em causa o nome de Portugal.
    Não podia ter mais razão António Marujo." in http://questao-dos-universais.blogspot.com/

    ResponderEliminar