2009-04-18

A Vida questiona o Evangelho

Jo. 20,19-31.
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.»
Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»
Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.»
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!»
Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto».
Muitos outros sinais miraculosos realizou ainda Jesus, na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, acreditando, terdes a vida nele.

3 comentários:

  1. Isto é fantástico. Fechados no nosso medo e lá vem o Senhor Ressuscitado (quem O viu e reconheceu já? Ou pediu sinais?) sem pedir licença (a tanto fechamento leva o medo!), presente quando mais era preciso.
    De facto podemos estar confiantes no que diz S. Paulo: nada nos pode separa de Cristo. Nem o medo!

    ResponderEliminar
  2. O MËDO É MAU CONSELHEIRO
    Caro anónimo o seu comentário é muito actual, pois os mêdos andam a atacar fortemente muitos católicos.
    Mêdo dos ateus e dos agtnósticos, mêdo do islamismo, medo do relativismo, medo disto e daquilo.
    As fortalezas começam a crescer!
    Mas de fact dizer que nem o mêdo nos pode separar do Amor de Jesus é de uùma grande sabedoria, possivelmente " de experiência feita".
    Espero que continue a enviar os seus comentarios a este "regador".
    M.V.

    ResponderEliminar
  3. A Paz...não temais...são as primeiras palavras de Jesus quando chega. Não será isso a Liberdade? Vencer o medo por/com amor?
    A luta continua! (estamos em Abril)
    ir

    ResponderEliminar