2010-02-15

Taizé no Porto: escolher a simplicidade de vida


Palavras do Irmão Alois, no Porto, domingo, 14 de Fevereiro de 2010

Reunimo-nos aqui para que cada um de nós aprofunde uma mudança do coração.
Como é que tal mudança do coração se pode realizar?

Não se trata em primeiro lugar de um acto voluntarioso. É quando nos voltamos para Deus que o nosso coração se altera. É Deus que o muda. Será que, todos os dias, poderíamos encontrar um pouco de tempo para nos voltarmos para Deus?


Na oração, Deus vem sempre ao nosso encontro. Ele conhece a nossa espera e a nossa sede. E a Bíblia ousa dizer que no próprio Deus há uma sede de estar em comunhão com o ser humano.
...
Pelo Espírito Santo, Deus habita nos nossos corações e é lá que nos fala, sugerindo-nos ideias, projectos e questões. Habitados por Ele, não podemos deixar de nos interrogar: O que poderá dar uma orientação à minha vida? Que objectivos vale a pena eleger?
Fazer a triagem dos nossos desejos, aceitar não fazer tudo e não ter tudo, abre-nos aos outros, protege-nos do isolamento e leva-nos a partilhar o que temos.

Porque será que a riqueza material é frequentemente acompanhada de um fechar-se sobre si mesmo, com uma perda da verdadeira comunicação?

Apresenta-se então para muitos de nós este forte compromisso: escolher a simplicidade de vida. Escolher a simplicidade abre o nosso coração à partilha e à solidariedade com os outros.

Ver aqui texto completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário