2010-09-10

Jerusalém - A Igreja Latina é árabe



Esta sexta-feira fomos recebidos, logo de manhã, por D. Kamal Hanna Bathish, bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém e titular de Jericó. É um bispo árabe, como a esmagadora maioria dos católicos de Israel e da Palestina (por isso aqui as missas são celebradas em árabe). Aqui dizer Igreja Latina não identifica a língua usada.
O Patriarcado Latino de Jerusalém é um dos 5 patriarcados da Igreja primitiva (Jerusalém, Roma, Constantinopla, Alexandria e Antioquia). Todavia, após o cisma, o patriarcado latino só voltou a Jerusalém em 1847. Actualmente abrange 5 regiões distintas: Jerusalém, Israel, Palestina, Jordânia e Chipre.
Jerusalém é das raras dioceses com co-catedrais: a do Patriarcado e a do Santo Sepulcro.
De seguida espreitamos duas sinagogas onde, para surpresa de muitos, fomos convidados a entrar. Demos depois uma volta pelo bairro judeu, em grande parte constituído por novos e bonitos edifícios, construídos em cima de estacas para não estragar as ruínas arqueológicas que se encontram por debaixo. O contraste com os restantes bairros da cidade chega a ser chocante. Almoçamos num restaurante arménio.

Sem comentários:

Enviar um comentário