2013-05-31

Diálogo com o Evangelho



Diálogo com o Evangelho de 2 de junho, Domingo do Corto de Deus, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

A vida questiona o Evangelho de Domingo, 2 de junho, Corpo de Deus

Lucas 9,11b-17.
Mas as multidões, que tal souberam, seguiram-no. Jesus acolheu-as e pôs-se a falar-lhes do Reino de Deus, curando os que necessitavam.
Ora, o dia começava a declinar. Os Doze aproximaram-se e disseram-lhe: «Despede a multidão, para que, indo pelas aldeias e campos em redor, encontre alimento e onde pernoitar, pois aqui estamos num lugar deserto.»
Disse-lhes Ele: «Dai-lhes vós mesmos de comer.» Retorquiram: «Só temos cinco pães e dois peixes; a não ser que vamos nós mesmos comprar comida para todo este povo!»
Eram cerca de cinco mil homens. Jesus disse aos discípulos: «Mandai-os sentar por grupos de cinquenta.»
Assim procederam e mandaram-nos sentar a todos.
Tomando, então, os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os aos discípulos, para que os distribuíssem à multidão.
Todos comeram e ficaram saciados; e, do que lhes tinha sobrado, ainda recolheram doze cestos cheios.

2013-05-25

Diálogo com o Evangelho


Diálogo com o Evangelho de 26 de maio, Domingo da Santíssima Trindade, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

A vida questiona o Evangelho de Domingo da Santíssima Trindade

João 16,12-15.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora.
Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir.
Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer.
Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.»

2013-05-17

Diálogo com o Evangelho


Diálogo com o Evangelho de 19 de maio, Domingo do Pentecostes, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

A vida questiona o Evangelho de Domingo, 19 de maio - Pentecostes

Jo. 14,15-16.23b-26. 
«Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada.
Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou».
«Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.»

2013-05-11

Diálogo com o Evangelho


Diálogo com o Evangelho de 12 de maio, Domingo da Ascenção, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

A vida questiona o Evangelho de Domingo, 12 de maio - Ascenção

Lc. 24,46-53.
E disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.
E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.»
Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu.
E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus.

2013-05-09

Hoje é dia da Europa


Santa Catarina de Sena, padroeira da Europa, cuja festa se celebrou recentemente (29 de abril), meteu-se na política. 

Ver aqui.


2013-05-08

Palestiniana de 15 anos no TEDx Youth Aveiro

Dima Mimi, de 15 anos de idade, vem a Aveiro e vai ser uma das oradoras do TEDx Youth em Aveiro, no próximo dia 15, a partir das 13h30.

É uma refugiada palestiniana em Al Ludd.

Nunca teve a oportunidade de visitar a sua cidade natal por causa da ocupação israelita. Nasceu e cresceu num campo de refugiados perto de Ramallah. Os seus pais conseguiram mudar-se para a cidade para tentarem proporcionar aos filhos uma melhor vida.

Dima tornou-se membro do Conselho da Juventude da sua cidade (Ramallah) e é também bailarina no grupo El Funoun Dance. É hoje é uma das jovens mais activas no Conselho da Juventude de Ramallah.

É uma amante de voluntariado, e ama a paz tanto quanto detesta a ocupação israelita. No futuro, ambiciona entrar numa boa universidade e estudar algo que lhe proporcione uma vida boa.

A Dima Mimi vem para falar da participação dos jovens na comunidade e dar testemunho do seu envolvimento cívico numa realidade de território ocupado, em que o voluntariado jovem tem um impacto enorme em toda a sociedade palestiniana.


Quem puder não perca!

2013-05-04

Diálogo com o Evangelho


Diálogo com o Evangelho de 5 de maio, 6º Domingo de Páscoa, pelo Frei Eugénio, no programa de rádio "Raízes de Cá".

A vida questiona o Evangelho de Domingo, 5 de maio

Jo. 14,23-29.
Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada.
Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou».
«Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.»
«Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde.
Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer.

2013-05-02

Mais muros...



Dans une lettre ouverte adressée au pape François le 29 avril dernier, la communauté palestinienne chrétienne s’en remet à l’intervention du Saint Père.

Le tracé d’une nouvelle portion de mur séparant Bethléem et Jérusalem a été confirmé par la justice israélienne. Ce verdict, qui arrive après sept années de procédure, n’est pas sans mécontenter les chrétiens palestiniens de Cisjordanie. En effet, il va priver de leurs terres 58 familles de Beit Jala ainsi que les couvents salésiens de la zone.
 C’est pour dénoncer cette décision injuste et lui demander d’intervenir en leur faveur que les chrétiens palestiniens de cette région ont adressé une lettre ouverte au pape François dont l’élection a suscité pas mal d’espoir dans le chef des palestiniens. Et la date n’a pas été choisie au hasard. En effet, le président israélien, Shimon Peres, est reçu ce mardi 30 avril par le souverain pontife. Les auteurs de cette lettre en appellent donc à l’intervention du pape et espèrent que ce face à face entre le pape et celui qui est considéré comme l’un des piliers de la politique israélienne de colonisation change la donne. Ceci est d’autant plus vrai que parmi les sujets dans l’agenda de deux chefs d’état figurent «la relance des négociations entre Israël et les palestiniens» ainsi que «l’approfondissement des relations entre les chrétiens et le peuple juif«, tel qu’indiqué dans un communiqué diffusé par le Bureau de Presse de la présidence israélienne.
Adélard Matoko.
Fonte: InfoCatho.be