2014-01-24

Batismo: amanhã é um dia importante

Amanhã vai ser assinado em Lisboa uma declaração conjunta de 
católicos, 
anglicanos, 
metodistas, 
presbiterianos e 
ortodoxos.
Reconhece validade mútua do baptismo.

Aqui fica o texto:

A IGREJA CATÓLICA ROMANA, 
a IGREJA LUSITANA CATÓLICA APOSTÓLICA EVANGÉLICA, 
a IGREJA EVANGÉLICA METODISTA PORTUGUESA, 
a IGREJA EVANGÉLICA PRESBITERIANA DE PORTUGAL e 
a IGREJA ORTODOXA DO PATRIARCADO DE CONSTANTINOPLA, 
conscientes da concordância que entre elas já existe sobre os pontos fundamentais de doutrina e prática batismal e constatando que, na prática, já aceitam tacitamente o reconhecimento mútuo da validade do sacramento do Batismo tal como é administrado nas suas Igrejas, decidem:
Reconhecer mutuamente a validade do Batismo nelas administrado e tornar público este reconhecimento e, em conjunto, declaram:
1. Aceitar que o Batismo nelas administrado foi instituído por nosso Senhor Jesus Cristo e é, fundamentalmente, uma dádiva gratuita de Deus ao batizando, vinculando-o com a morte e ressurreição de Cristo (Rm 6,3-6), para o perdão dos pecados e para uma vida nova;
2. Ensinar que o Espírito Santo desceu sobre Jesus no seu Batismo e desce também hoje sobre a Igreja, tornando-a comunidade do Espírito Santo que, em testemunho, serviço e comunhão, proclama o seu reino;
3. Aceitar o Batismo como vínculo básico da unidade que nos é dada pela fé no mesmo Senhor;
4. Aceitar o Batismo como processo da nossa consagração para a edificação do Corpo de Cristo, tendo em vista o nosso crescimento «até que cheguemos à unidade da fé e à medida da estatura da plenitude de Cristo» (Ef 4,13);
5. Administrar o Batismo com água e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, para a remissão dos pecados, de acordo com a intenção e o mandamento de Cristo (Mt 28,18-20);
6. Excluir a possibilidade do rebatismo nos casos de passagem de membros de uma Igreja para outra;
7. Aceitar como válidos os certificados de Batismo emitidos pelas nossas respetivas Igrejas;
8. Esperar que este reconhecimento constitua um passo em frente no caminho da unidade visível do único Corpo de Cristo «para que o mundo creia»    (Jo 17,21) e contribua para uma maior comunhão entre todos os batizados.

Lisboa, Catedral Lusitana de S. Paulo, 25 de Janeiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário